08/12/14

Faz 20 anos que partiu...



«Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar»




Tom Jobim, um dos pais da célebre música Garota de Ipanema,  faleceu num dia 8 de dezembro  há precisamente 20 anos.
Faleceu quatorze anos depois de Vinícius, seu  companheiro de jornada. A morte do amigo abalou-o de forte maneira : "Foi a morte de Vinícius  que me deu a convicção de que não somos imortais”.
Músico completo, era: compositor; pianista; violonista e maestro para além de cantor, com uma voz inconfundível.
Foi um dos criadores e grande impulsionador do movimento Bossa Nova, que daria à música brasileira um gingado diferente que ultrapassaria fronteiras, levado, por sua própria mão, a ser apresentado oficialmente aos americanos em Novembro de 1962.
Admirador de Ary Barroso e com forte influência da música erudita, em especial de Villa Lobos e Debussy, exibindo nas suas composições uma carga emocional intensa, aspirava que sua música fosse uma música cantada pelo povo.
E conseguiu.
Em 1964, com Garota de Ipanema, ganhou o Grammy como canção do ano.

Numa obra em que, além de sua parceria com vários compositores, viu gravada e regravadas as músicas, inclusive internacionalmente, dentre outras, podemos destacar (clicando no título, poderá aceder à música no Youtube):

Luíza  e   Luíza   


19 comentários:

Anónimo disse...

Olá Carmem

Mas que ótima troca fizemos, você homenageia um músico brasieliro e eu homenageio Portugal e seus músicos e poesia que me encantam. Uma boa e coincidênte troca.

Abraços

Lua Singular disse...

Oi Carmem

Adorava Tom Zobim, uma doçura de cantor.
Beijos
Lua Singular

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

Há vinte anos que ele se foi e ainda temos na mente tantas músicas lindas.
Adorei seu texto amiga Carmem.
bjs-Carmen Lúcia.

Ivone disse...

Linda lembrança amiga Carmem!
Essas músicas todas nos levam a um mundo mágico, adoro, meu pai curtia muitas músicas enquanto era vivo, tenho muitos discos que ele me deixou, entre eles os de Tom Jobim!
Nossa, fiquei bem tocada com essa sua postagem, me fez lembrar do meu pai!
Também amo poder fazer homenagens assim, tudo é cultura, um grande legado nos deixou!
Abraços linda amiga!

Mona Lisa disse...

Maravilhosa homenagem a um cantor/poeta... que adoro.

A canção "Garota de Ipanema" e´um símbolo brasileiro!

Beijinhos.

Regina Magnabosco disse...

Foi mesmo um músico completo e continua a nos encantar pelas melodias que vão tão bem com as letras poéticas (muitas de Vinícius, sempre apaixonado).

SOL da Esteva disse...

A Homenagem é mérito de quem fica nas saudades; Homenageado é o vulto que as deixou.
Associo-me a ti.


Beijos


SOL

Odete Ferreira disse...

Parabéns por lembrar tão marcante e inspiradora figura, em todos os aspetos (por cá, também uma referência).
Meu bjo, Carmen. :)

Dilmar Gomes disse...

Amiga Carmen, aqui no Brasil, Tom Jobim é inconteste aos amantes da boa música, mas é bom saber que também é apreciado em Portugal.
Aqui, há quem critique a Bossa Nova, pois dizem que é um estilo preguiçoso, semelhante ao Jazz; que falta explosão e vibração, entretanto, digo eu: falta sensibilidade a essa gente.
Ah, todas músicas criadas pelo Jobim são lindas, mas coloco Garota como a nº 1 e em segundo lugar, Águas de Março.
Um abração daqui do sul do Brasil.
Ainda: agradeço aqui teu último comentário, inteligente e criterioso, deixado lá no meu modesto espaço.

Shirley Brunelli disse...

Amei a lembrança e a homenagem, Carmem.
Que saudade desse tempo de puro romantismo.
Beijos e muita paz!

Arco-Íris de Frida disse...

Mas entrou para a historia...

Antonio Porpetta disse...

Hermoso y merecidísimo homenaje a ese hombre universal.
Y gracias por tus palabras en mi blog.
Un beso desde Madrid.

Manuel Veiga disse...

uma Garota e tanto! - Imortal...

abraço

Existe Sempre Um Lugar disse...

Boa tarde, linda homenagem ao cantor que deixou saudades, tenho em arquivo algumas musicas dele.
AG

Fê blue bird disse...

Um cantor e poeta que aprecio demais.
Excelente esta sua lembrança e homenagem.

beijinho e bom fim de semana

Tais Luso de Carvalho disse...

Quando vemos pessoas do quilate de Tom Jobim, Pavarotti e tantos outros valores, é que sinto pessoas assim morrerem tão cedo. Que pena...
Bela postagem, Carmem!
Bjusss!

Graça Pires disse...

Foi bom lembrar aqui o maravilhoso Tom Jobim. Obrigada.
Um beijo e Bom Natal.

Magia da Inês disse...

.✿✿ミ Passei para uma visita.
Tom Jobim era a própria doçura em forma de poesia!... Ficou um legado precioso!

╭✿╯Bom início de semana!
╰✿╮Beijinhos.° ·.

Teresa Almeida disse...

Obrigada, amiga por me trazeres Tom Jobim e a garota de Ipanema.
Tão cheia de graça! Gravada em nós!
Beijinho.