28/04/16

Sorri, ainda que...

 
Porque dizem que o sorriso faz bem ao coração, engana a lágrima e alimenta a alma, é com Djavan que a mensagem abre, para que saibamos sorrir, mesmo em dia cinzento, ainda que a dor torture e os ombros gritem o cansaço.
E já que é Dia do Sorriso



Esta é a versão em Português, de autoria do compositor brasileiro João de Barro (Braguinha) que, muitos anos mais tarde, foi regravada por Djavan. Esta versão tem um poema lindo, que não fica atrás do original.
O que muitos, das gerações mais novas, não sabem, é que esta música, das mais famosas de todos os tempos, começou por ser apenas uma doce melodia, criada por Chaplin (também conhecido como Carlitos ou Charlot) em 1936 para um filme seu, que, já há oitenta anos e, atrás de uma comédia-sem-palavras foi sua voz para criticar a ditadura, a revolução industrial e o capitalismo que maltratam e mecanizam o homem.
A música, somente em 1954, viria a receber a letra, pelas mãos de John Turner e Geoffrey Parsons. Teve versão em várias línguas, até em Esperanto.

Foi cantada por todo o mundo, por algumas das mais famosas vozes.
E era a música preferida de Michael Jackson, tendo, inclusive, sido cantada por seu irmão na cerimónia de seu funeral.

Curiosamente, este "Smile", que nos manda sorrir, apesar de todas as dificuldades, tem um quê de melancolia na sua melodia.

* Veja se reconhece esta voz que manda sorrir...





Smile

Smile, though your heart is aching
Smile, even though it's breaking
When there are clouds in the sky
You'll get by...

If you smile
With your fear and sorrow
Smile and maybe tomorrow
You'll see the sun come shining through, for you

Light, up your face with gladness
Hide, every trace of sadness
Although a tear may be ever so near
That's the time you must keep on trying
Smile, what's the use of crying?
You'll find that life is still worthwhile
If you'll just smile

That's the time you must keep on trying
Smile, what's the use of crying?
You'll find that life is still worthwhile
If you'll just smile.




61 comentários:

Ivone disse...

Amiga, que lindo, é com lágrimas que me recordo dos meus piores momentos e cantarolava essa música,ela é mesmo de deixar-nos prostrados caindo ao chão e chorar até não poder mais e depois se levantar e seguir em frente com o nosso melhor sorriso, eu fiz muito isso em uma triste ocasião de minha vida!
Amei ler aqui, tocastes bem fundo na alma, eu como pisciana que se preze choro e choro, alivia sim, quem disse que não é bom chorar? Embora eu adore sorrir, rir, eu rio a maior parte do tempo!
Abraços linda amiga, és muito querida, muito mesmo!

alfacinha disse...

Esta canção faz sonhar a gente.
gozo do seu blogue
abraço

Patricia Merella disse...

Olá Carmem,eu amo esta música!
É tão bonia,é como uma oração!
Você me fez reportar a minha Tropicália,
a minha Bahia,o meu Brasil,tenha um lindo dia,
beijinhos

chica disse...

Aqui ainda bem cedinho e encontro essa linda música!Adorei! Sorrir faz bem ! Beijos e meu sorriso grato! bjs, chica

POESIAS SENSUAIS E CONTOS disse...

Bela música. Uma bela e feliz tarde

Miss Smile disse...

É por isso que costumo dizer que um sorriso também pode ser uma ferida aberta...
A arte de sorrir é uma sabedoria de vida.
Despeço-me embalada pela linda música de Djavan.

Um beijinho, Carmem :)

Elvira Carvalho disse...

Adorei o vídeo e a canção. Muito bonito.
O sorriso é das coisas mais bonitas que podemos dar e receber.
Abraço

Minhas Pinturas disse...

Linda esta música que amo, mas quando estive em um grande sofrimento só chorei,e já quando estava feliz ri,sorri, e gargalhei.

beijinhos, Léah

Emília Pinto disse...

E hoje, um dia triste pela partida de um amigo do meu pai e, claro , meu também, entendo que um sorriso seja nostálgico. Não sabia que o dia era o do sorriso, mas dei os meus, sorrisos nostálgicos a quem hoje só os conseguia misturados com as lágrimas que teimavam em descer rosto abaixo. Ofereci o meu último sorriso, o melhor que consegui, a esse amigo que me deu muitos dos dele,
Gosto muito de Djavan, conhecia esta música, mas só depois de a ouvir é que a reconheci. Agradecendo-te a oportunidade de recordar o sorriso deste cantor, envio-te o meu, um pouco nostálgico, mas é o que tenho neste momento. Obrigada, Carmem e que nos teus momentos não te faltem os sorrisos. Beijinhos

rosa-branca disse...

Olá amiga, uma linda música que adorei. Beijos com carinho

sandrinha disse...

Faz super bem sorrir,eu acho que devemos sorrir sempre em todos os momentos das nossas vidas,beijinhos para ti,fica bem!!

Maria Eu disse...

Toma lá um sorriso dos grandes!!!

Beijos, Carmem :)

Jaime Portela disse...

Gostei da versão brasileira da canção, que é linda.
E a do Michael Jackson é divinal.
Bom fim de semana, querida amiga Carmem.
Beijo.

Mariangela l. Vieira - "Vida", o meu maior presente. disse...

Maravilhoso!O sorriso só faz bem, para quem dá e para quem recebe!
Amei.
Beijos, um bom fim de semana!
Mariangela

Odete Ferreira disse...

"Ainda que" forçado, o sorriso é sempre um remédio apaziguador. Não raro era, levar um aluno a sorrir quando algo o perturbava ou após lhe secar alguma lágrima que, teimosamente, lhe caía...
Esta estratégia vale para qualquer situação. Mesmo quando estou com alguém que perdeu um ser querido, evito clichés, falo de algo que "distraia" a dor presente.
Parabéns pela interessante postagem.
Bjo, amiga :)

Fê blue bird disse...

Que belo e emocionante post amiga Carmen.
Acho sinceramente que o sorriso é contagiante e acaba por aos poucos sarar as nossas feridas.
Este seu "do lado do sol" é como um sorriso para a nossa alma.

Um beijinho grato e sorridente :)


Clau disse...

Olá Carmem
Sorrir nos dias felizes é fácil,
mas nos dias cinzentos é desafiador...
Gostei de ler que o sorriso engana a lágrima,
e adorei ouvir Djavan e Michael Jackson!!
Bom final de semana \o/
Beijos!

Graça Pires disse...

Saber sorrir sempre não é fácil. Mas vale a pena tentar. Boa música por aqui. Obrigada.

Pedro Luso de Carvalho disse...

Carmem,
Postagem excelente, a sua, homenageando à música, com Djavan, Braguinha e o imortal Smile, com vídeo do também imortal Charles Chaplin.
Um bom final de semana.
Abraços.

AdolfO ReltiH disse...

UN GRAN MENSAJE. GRACIAS POR COMPARTIRLO.
ABRAZOS

Anónimo disse...

Gostei muito deste post! :)

mム尺goん disse...

Carmem, eu tenho em meu coração todas as palavras
que você me deixou naqueles dias em que estive
tão tomada pela dor da partida de meu irmão querido.
Obrigada , mil vezes obrigada. Você foi tão amorosa comigo!!

Que Deus te abençoe e que você tenha dias lindos de muitos sorrisos.

um beijo

Nadja disse...

Querida Carmem.

Agradeço as palavras carinhosas que escreveu no meu espaço com relação a mim!
Você é muito gentil, obrigada!
Sorriso...
Dizem que as janela d'alma são os olhos. Eu aposto que seja o sorriso.
Porque o sorriso sincero abre qualquer porta e derrete o coração mais gélido.
Se o mundo sorrisse mais, aposto que seria melhor!
Sorriso negro...
Há uma música muito conhecida no Brasil, interpretada pela sambista Dona Ivone Lara, que se chama SORRISO NEGRO.

"Um sorriso negro, um abraço negro
Traz....felicidade"

Certa vez, eu postei a respeito do sorriso do povo negro.
Temos um sorriso bonito e encantador? É o que dizem.
Descobri que é por conta da largura de nossa boca e dos dentes bonitos que a maioria tem desde criança.
A espessura dos lábios também harmoniza esses detalhes que citei a pouco, logo, o sorriso negro se torna atraente a todos.
Porém, é preciso saber sorrir! Muita gente tem medo ou não sabe sorrir.
Outros não gostam, pois a-do-ram ser rabugentos e chtaos.Rsrsrs
Diferente da gente, não é?
Belo post, amiga! As músicas são maravilhosas!

Bjks

Suzete Brainer disse...

Preciosa partilha...

Adorei, Carmem!!

Grata.
Beijo.

Gaby Lirie disse...

Linda! Que bom ver que aqui está cheio de sorrisos sempre!
Agradeço imensamente suas palavras em relação ao meu canal e todo o apoio, fiquei muito feliz! Obrigada!

Um imenso abraço!

Catarina H. disse...

Conheço tão bem a versão americana da música, a brasileira confesso que não conhecia. Esta música, com sua letra é o exemplo do dito popular "quem canta seus males espanta". E quem sorri também. Mesmo que o sorriso seja de coração triste, ajuda sempre um pouquinho.
Beijinhos e uma boa semana cheia de sorrisos :) :) :)

manuela barroso disse...

Difícil demais sorrir quando tudo dói por dentro.
Serei capaz? Ah! Acho que não serei capaz, Carmen, a não ser que as lágrimas sejam a companhia...
Mas, sim, o sorriso, não custa (...) e é tão apaziguador!
Mas levo daqui a mensagem.A sorrir
Obrigada pelo(s) seus sorrisos sempre tão belos!
BJI

O meu pensamento viaja disse...

Não conhecia a versão brasileira deste Smile.
É um incentivo , um impulso para reagir à dor, embora a lágima seja terapêutica e a descida assumida ao inferno, regeneradora. Então não há como sorrir. Tudo tem o seu tempo e devemos concede-lo-no.
A melodia na voz de Djavan é maravilhosa.
Beijo

lenalima disse...

Essa é uma das músicas que mais amo.
Deviamos sorrir sempre, mas as vezes é tão sofrido!
Muito lindo o vídeo e música de Charlie Chaplin.

Um belo final de semana bjsssssss

Ana Freire disse...

Uma música maravilhosa de facto!...
E a minha versão preferida, continua a ser uma versão de Nat King Cole...
Sempre me faz chorar... de tão bonita que é, essa versão... e no seu timbre inconfundível... que nos entra directo ao coração...
Adorei o post, Carmem!
Beijinhos
Ana

Marineide Dan Ribeiro disse...

Que linda música amiga! Eu não conhecia! E sabendo a história fica ainda mais linda!
Obrigada por compartilhar conosco!"


Bjus e feliz dia das mães!!!

José María Souza Costa disse...


Olá, Carmem.

Que tenhas um fim de semana bom.
E um dia das Mães, maravilhoso. Confesso, que não tenho mais a minha, ao meu lado aqui na terra. Mas, tenho a esperança de reencontrá-la um dia, em algum lugar de tempo e espaço, por que creio na ressurreição, em nome de Jesus Cristo.
Um abraço, para você.

Marisa Giglio disse...

Carmen , gostei demais do post . Até porque , no meu casamento , há 36 anos (!) escolhi Smile para ser tocada na cerimônia . Obrigada . Beijos

Dra. Cristiane Grande Jimenez Marino disse...

Carmen, desejo a você um maravilhoso Dia das Mães!
Grande abraço

Maria Glória disse...

Carmem, boa tarde de domingo. Se és mãe, parabéns do Brasil, parabéns também para sua mãe. Parabéns a todas as mães.

Smile é uma das minhas músicas preferidas e esta versão com o MJackson está maravilhosa. É melancólica sim, mas eu gosto assim mesmo.

Belíssimo post querida, um beijinho do outo lado do Atlântico.

By Me disse...

Creio que foi o sorriso,
o sorriso foi quem abriu a porta.
Era um sorriso com muita luz
lá dentro, apetecia
entrar nele, tirar a roupa, ficar
nu dentro daquele sorriso.
Correr, navegar, morrer naquele sorriso.
Eugénio de Andrade

Comovi-me com os sorrisos que aqui postou! Sorrir, sim ! mas que esse sorriso não seja para apagar a tristeza, a mágoa, a dor... que seja sincero, verdadeiro, saído das entranhas... cada coisa a seu tempo...e nada pior que forçar um sorriso (triste)quando a vontade é mesmo chorar! Bjs sorridentes :-)

Zilani Célia disse...

OI CARMEM!
OUVIR O DJAVAN CANTANDO É DEMAIS, EMOCIONANTE MESMO ATÉ PORQUE ESTA MÚSICA É LINDA. FELIZ A TUA INSPIRAÇÃO DE COLOCÁ-LA AQUI E NOS PASSANDO TUDO O QUE SABES SOBRE ELA, COISAS QUE EU NÃO SABIA.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Rosa disse...

Eu também ria muito, quando menina, mas de vez em quando. Tinha dias mais tranquilos, onde tinha comida no prato, onde meu pai não nos batia, quando parecia que tudo ia dar certo e aí eu achava graça em tudo - e minha avó me dizia que quem ria demais demonstrava ter pouco juízo ("muito riso, pouco siso", era o ditado dela...). Eu então dava uma refreada na risada - mal sabendo que, nesse ponto, minha avó estava errada (pois ninguém consegue estar certo o tempo todo, não é mesmo?). Hoje, já velha e calejada, não perco uma única oportunidade de dar risada - e rio com gosto, igual a criança que eu já fui e lá no fundo continuo sendo, pois as risadas são o nosso prêmio por seguir vivendo, são o nosso combustível, a nossa pílula de coragem. Rir é o melhor remédio? Não apenas, mas também é alimento e mais do que isso é um imperativo no nosso convívio familiar e social, pois apesar de contagioso, é saudável. Beijos, Carmem querida. Obrigada pelos comentários lindos no meu blog.

Unknown disse...

Carmem, boa noite.
Vim agradecer e retribuir a visita ao Ave Sem Asas. Falando do sorriso, eu costumo dizer:
" Sorri sempre mesmo que o teu sorriso seja triste,
porque mais triste que o teu sorriso triste,
é a tristeza de não saber sorrir."

Beijinho.

MS disse...

Adorei saber a história da canção 'Smile'. Era uma das canções que se ouvia, repetidamente, em casa de meus pais, na versão de Nat King Cole. Gravei-a na memória dos afectos.

Mais tarde, ouvia eu, mas na versão de Michael Jackson. Sim, era a sua canção preferida. E a melancolia que se desprende da letra e da música conjugava na perfeição com a melancolia latente de Michael, quase sempre presente na sua curta vida. Sentia-se na voz que lhe vinha da alma, quando cantava, quando falava.

Ouvi-la aqui pela sua voz trouxe-me uma imensa saudade. Um menino que não teve tempo de crescer :-(

Um beijo grande, Carmen.

(Sim, sorrir é benéfico para a saúde. E para a alma em tempo de tristeza ou melancolia)

Vera Lúcia disse...


Olá Carmen,

Sempre gostei desta música e sou uma daquelas pessoas que desconhecia que a composição era do próprio Chaplin. Gosto muito dela na voz de Michael Jackson, embora ouvi-la, em qualquer voz, é sempre agradável. De fato, a melodia traz mesmo um quê de melancolia.
Nem sempre é fácil sorrir quando a alma chora, mas, com certeza, o sorriso tem o dom de iluminar e de serenar corações.

Linda postagem.

Vim agradecer sua passagem pela minha postagem de pausa. Demorei um pouco em razão dos chamados da vida real. Obrigada!

Até breve.

Beijo.

São disse...

Gostei imenso de rever Charlot e de ler seu texto.

Sorrir é bom, mas por vezes muito difícil.

Bom fim de semana e um largo sorriso :) :)

Diana Machado disse...

Obrigada pelas palavras que deixas no meu blogue, muito obrigada :) sim, enriquecer o meu currículo é agora o objetivo e terminar o mestrado para ter pelo menos esse grau académico que preciso seja para que área for.
Um beijinho com muito amor para ti e resto de um bom domingo!

Tais Luso de Carvalho disse...

Querida Carmem, essa música/letra deveria virar um 'hino aos deprimidos'. É triste, comove, dá vontade de chorar, mas mostra que a luta tem de vir em primeiro lugar e jamais baixar as armas para a tristeza ou pensar que tudo acabou. Não conheço uma letra mais apropriada para dar uma aliviada e nos empurrar pra cima quando precisamos.
Fantástica postagem: Smile! Sorrir pra vida...
Beijo grande.

Ana Tapadas disse...

Uma publicação muito interessante. Acredito que o ser humano deve ostentar um sorriso, mesmo quando uma nuvem mais escura lhe ensombra os dias.


Beijo

A Casa Madeira disse...

Oi Carmem; as duas músicas são lindas gosto muito.
Por aqui a gente mais é tem que sorrir para não chorar...
respondendo sobre a situação do Brasil é lastimável sobre
esse presidente interino o Temer é outra porcaria...
o país está pior que a "casa da mãe joana" ditado popular.
Final de semana estou indo á Brasilia para rever amigos tenho laços
muito estreito com á capital quem pode ir gente descente já está morando
fora do país... eu me einfiei no mato e fui plantar flores...
A gente acaba desistindo... Marido se aposenta daqui aos 5anos se é que vai
conseguir né... passaram a mão nos fundos de pensões da empresa na qual
ele trabalha ... eles falam em nome de uma sociedade que não é essa aí que está sofrendo... é tanto descaramento. Querem resolver essa lambança pois não terá dinheiro para pagar o governo "Federal". Governo federal está longe de ser povão... e a lista de aberrações só aumenta...
Daqui apouco o Trump esse mesmo Donald T... tá pintando lá pelo congresso kkk por aqui se vê de tudo kkk não dá pra duvidar kkk.
Abraços.

GS disse...

'Smile', uma das minhas canções favoritas. Integro-a no jazz vocal. E, no entanto, muito outros que não do jazz a interpretaram.

Verdade! Era a canção de Michael Jackson. Adorava e adoro a sua interpretação, aqui reproduzida com outras imagens. Saudade :-(

Beijos
(e sorria sempre)

GarçaReal disse...


Que linda música, que maravilhosa partilha.

Sabes blogar. Bom ler-te

Bom resto de semana

Bjgrande do Lago

Blog da Gigi disse...

Lindo dia!!!!!!!!!! Beijos Obrigada pelo carinho

Silvia C. disse...

Sorrir é um santo remédio!!!


=^.^=
instagram.com/cassivi1
twitter.com/cassivi

Meadas Soltas disse...

Olá ... tenho andado um bocadinho ausente da blogosfera, por isso só agora vi o comentário :) Para começar parabéns pelo blogue e pelas partilhas, não imaginava a história desta música que conhecia vagamente ... linda! a versão de Djavan é maravilhosa.
Mas respondendo ás perguntas sobre o iogurte que deixou no meu blogue: O iogurte aguenta-se bem uns 5 dias no frigorifico, depois começa a ganhar um soro por cima, mas não está estragado ... eu diria que no máximo aguenta uma semana. Só se utiliza iogurte industrializado da primeira vez ... 1 colher de sopa de iogurte para 1 litro de leite já dá para fazer, depois podemos utilizar como fermento o iogurte que fizemos. Há mercearias que vendem iogurtes naturais não industriais, mas não é fácil encontrar. Com geleia de fruta, pepitas de chocolate ou cereais acrescentados no momento ficam deliciosos. Parece assustador fazer os iogurtes, mas depois de começar verificamos que é muito, mas mesmo muito fácil ... nunca mais comprei iogurtes :)
bjs
Teresa

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

mais vale um sorriso triste do que não saber sorrir.
uma bela postagem
beijinhos
:)

Os olhares da Gracinha! disse...

Carmem...sorrir faz bem à alma!
Adoro sorrir e sorrio facilmente!
Belos sons...e belas vozes...por isso parabéns pela escolha!

VENTANA DE FOTO disse...

Que bonita es la letra de esa canción que además tiene una dulce melodía para escuchar relajadamente en el salón de tu casa.

la sonrisa no debe desaparecer nunca de tus labios, una sonrisa en un momento dado le pude alegrar la vida a alguna persona que ande deprimido, tal vez esa sonrisa le ayude a superar el problema.

Te agradezco tu visita y comentario en mi blog, ha sido un palcer pasar por tu casa.

Maria Rodrigues disse...

Magnidfico post.
Um sorriso alivia a alma de quem dá e ilumina o coração de quem o recebe.
Beijinhos
Maria

Manuel Luis disse...

As vezes um sorriso faz-me companhia ou até mesmo uma lágrima. Excelente escolha musical.
Bjs

Elda disse...

Un poema precioso igualmente que la música.
Se dice, que un día sin sonrisa, es un día perdido.
Me encantó estar en tu blog Carmen.
Muchas gracias por tu visita al mío.
Un abrazo y buen fin de semana.

Ghost e Bindi disse...

Boa noite, querida Carmem!
Em sua sensibilidade, você escolheu muito bem a música que representa o espírito de Carlitos...profundamente bela e doce, pura, ingênua, e com esta pitada de melancolia que víamos nos olhos do terno vagabundo.
Quando tento imaginar o paraíso, vem-me à cabeça um lugar em que não precisamos temer absolutamente nada...em que não há sequer resquício de malícia, segundas intenções, maldade, agressividade, ameaça...estaríamos totalmente seguros e em paz. E um tal paraíso, por certo seria habitado por seres como Carlitos.
Obrigado por seu comentário tão gentil e inteligente, é uma honra recebe-la, sempre.
Um grande abraço, tenha um belo final de semana.
Bíndi e Ghost

As Mulheres 4estacoes disse...

Oi Carmem,
Que delicia de postagem, a música nos toca profundamente.
Sou uma pessoa que procura estar sempre com um sorriso nos lábios, adoro esse exercício .Deixa o dia bem mais leve, principalmente se as coisas não estão muito bem, muda a energia interior.
Um abraço,
Sônia

Catarina disse...

Vamos tentar sorrir sempre...
: ))))))

Jussara Neves Rezende disse...

Carmem, de quem é a voz nessa fantástica Smile? Eu não reconheci, mas amei a música!
Abraço!